Aprenda o que são e como completá-los para potencializar as suas vendas.
Da mesma forma que cada pessoa tem um documento, os produtos também têm um código de identificação. Esse número é único e só é válido para um produto.
Ajudamos você a identificá-lo.
Costuma estar junto do código de barras, na caixa do produto ou na embalagem.
É numérico e tem entre 8 e 14 dígitos.
Não tem letras, exceto se você vende acessórios para veículos.
Costuma ser EAN, UPC ou outro GTIN.
Não é um código interno como o SKU.
Também não é o código de distribuição, porque esses não estão registrados.
Se você precisa de ajuda, verifique com o fabricante ou distribuidor do produto.
Sabemos que cada produto é diferente.
É possível que você encontre vários códigos, um ou até mesmo nenhum.
Se o seu produto tem o código universal visível, complete-o e pronto!
Se são produtos artesanais, você pode comprar nossos códigos, que são totalmente compatíveis com os marketplaces como mercado livre, shopee, americanas entre outros.
Se você oferece o seu produto em várias cores, materiais etc., adicione um código para cada variação.
Por que é importante completá-lo?
Hoje, te dá mais exposição nas listas! No futuro, ajudará a desenvolver novas funcionalidades para que você tenha:
Fichas técnicas mais completas
Adicionar dados técnicos ao seu anúncio sem que você precise completá-los.
Melhores recomendações sobre os seus produtos.
Os seus compradores terão uma melhor experiência na hora de escolher vários dos seus produtos.
Custos de envios mais precisos
Os marketplaces saberão dimensão e o peso de cada produto e poderão calcular melhor os custos.
Enfim uma forma de anunciar mais rápido.
Vão reconhecer o produto que está anunciando e poderão te pedir menos informações.
O que faço se o meu produto não tiver código?
Se você não encontrá-lo, entre em contato com o fornecedor ou distribuidor.
Se o seu produto for artesanal, ou quer montar kits, PODE ADQUIRIR AQUI. para não perder exposição.
PERGUNTAS FREQUENTES
Como posso ter certeza de que o código é válido?
O marketplaces tem uma seção em que você pode verificar se o código do seu produto é o que eles te pedem. Mas você também pode ter os seus próprios códigos de barras universais para seus produtos.
O que acontece se o produto que eu vendo não tem código universal?
Não se preocupe! Você pode indicar que não se aplica, porem isso afetará a exposição do seu anuncio.
Qual é a diferença entre SKU e o código universal?
O SKU é um código interno, que não está registrado universalmente e, por isso, não é necessário completá-lo. O código universal por sua vez, é o número com o qual estão registrados os produtos e completá-lo te dará mais exposição.
Preciso completar o código para ter mais exposição?
Sim! Completá-lo não só te dará mais exposição, como também, no futuro, os marketplaces a criarão novas funcionalidades que te dará mais benefícios. Se o seu produto não tem código, você estará em desvantagem com outros vendedores que possuem.
Preciso comprar um código de produto?
Não! Se o seu produto não tem código, porque não vem de fábrica ou porque você o produz de forma artesanal, não é necessário comprar um para vender. Mas se quiser, você pode comprar para comercializar os seus produtos e ter produtos únicos sem precisar disputar Catalogo ou Buybox com outros vendedores.
O que acontece se o meu produto não tem código, mas o do meu concorrente tem?
Se o seu concorrente vende exatamente o mesmo produto, o seu anúncio terá menos exposição nas listas. Agora, se você vende, por exemplo, cadernos artesanais e o seu concorrente vende cadernos de marca que têm código universal, não se preocupe! Indique que o código não se aplica mas você pode aumentar a relevância do seu produto usando também códigos de barras próprios.
O que acontece se eu vender kits ou packs?
Se você vende um kit contendo produtos diferentes, por exemplo, martelo e pregos, é necessário preencher um código por produto.
Se você vende um pack contendo vários produtos iguais, por exemplo, um pack com 6 garrafas de água, é necessário preencher o código universal de 1 produto apenas.
Se você oferece um mesmo produto com diversas variações como cor, tamanho ou material, é necessário criar variações nos seus anúncios e cada uma deve ter um código universal único.
Espero ter ajudado você.